[vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”RCC – RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA – GRUPO DE ORAÇÃO SANTA BÁRBARA” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”O QUE É O MOVIMENTO DA RCC ?” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]A Renovação Carismática Católica  (também chamada RCC) é um movimento “corrente de Graça” (segundo o papa Francisco) oficial eclesial da Igreja Católica Apostólica Romana surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960 e espalhado por todo o mundo. No Brasil tem contribuído para reduzir o ritmo de queda do número de católicos.

A prática da RCC , segundo os membros , “baseia-se na experiência pessoal com o amor de Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Cristo e, assim, vivam a santidade. Segundo o Dicionário Pastoral, a RCC traz de volta as experiências de orações espontâneas da Igreja primitiva, as comunidades dos Atos dos Apóstolos”.

O movimento procura oferecer uma abordagem querigmática, no intuito de tornar conhecida a cultura de Pentecostes, relembrando a Igreja primitiva.

Hoje o movimento é que mais cativa os jovens, cativa também pessoas a viver uma vida consagrada e religiosa em diversas novas comunidades de vida e aliança que saíram do berço da renovação carismática católica. Hoje o movimento conta com mais de 200 milhões de adeptos no mundo inteiro.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”MINISTÉRIOS DA RCC ” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]A principal célula de evangelização da Renovação Carismática Católica é o Grupo de Oração, que é composto pelos Ministérios (antigas Secretarias):

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”COMO SURGIU O MOVIMENTO DA RCC” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Em 1969 nasceu o primeiro Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica do Brasil, que acontecia às quartas-feiras no Centro Arquidiocesano de Pastoral de Campinas, à Rua Serafina, 88, em Campinas (SP), hoje, sede da Cúria Metropolitana. A partir daí a graça de Pentecostes percorre o interior do estado de São Paulo e o Sul de Minas Gerais, e outros estados brasileiros.

A Beata Elena Guerra é considerada padroeira e intercessora da RCC, e foi nomeada pelo Papa João XXIII como a “Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos”. Tudo começou quando ela, vendo a necessidade da Igreja e movida de profunda oração, escreveu diversas cartas ao Papa Leão XIII, pedindo que o século XX fosse consagrado ao Divino Espírito Santo, e que fosse invocado um Novo Pentecostes sobre a face da Terra. Isto que resultou em três cartas apostólicas importantíssimas para a Igreja Católica: a “Provida Matris Caritate” (5 de maio de 1895), a “Divinum Illud Munus” (9 de maio de 1897) e a “Ad fovendum in Christiano populo” (1902).

Outro evento fundamental para o surgimento da RCC foi o Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), que visava uma renovação espiritual da Igreja no mundo. Este Concílio inaugurou também um tempo onde os leigos começavam a trabalhar mais efetivamente dentro da Igreja, através de Pastorais sociais, Movimentos e Novas Comunidades.

Vários Papas apoiaram a RCC. Um exímio exemplo foi o Papa João Paulo II, que, aos 30 de maio de 2004, na Solenidade de Pentecostes, proclamou: “Longa vida aos carismáticos!”.

Também o Papa Francisco manifestou seu incentivo à RCC, quando disse em seu discurso na 37ª Convocação Nacional da Renovação Carismática Católica: “A Renovação Carismática é uma grande força no serviço do Evangelho, na alegria do Espírito Santo” (1 de junho de 2014). Da mesma forma, em sua pregação no 3º Retiro Mundial de Sacerdotes, em Roma, estimulou: “Peço a todos e a cada um que, como parte desta corrente de graça da Renovação Carismática, organizem Seminários de Vida no Espírito Santo em suas paróquias, seminários, escolas, a fim de compartilhar o Batismo no Espírito” (12 de junho de 2015).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”IDENTIDADE DA RCC” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Experiência enviada por Jesus Cristo, “a promessa do Pai”, o poder que vem do alto.

Dons especiais do Espírito Santo, concedidos a alguém para o bem dos homens e da igreja.

Vivência nos grupos de oração, e sub grupos como núcleo, reunião de oração e perseverança.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”COMO SURGIU O GRUPO DE ORAÇÃO NA COMUNIDADE DE ARNIQUEIRA” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]O Grupo de Oração Santa Bárbara, foi fundado pelo servo Milton Rocha, em 28/03/2014. As reuniões de oração iniciaram na Capela Maria Mãe do Bom Pastor, depois foram transferidas para a Igreja Matriz Maria Auxiliadora. Na inauguração, houve a celebração de uma missa especial com o Padre Agenor e o Padre Francisco Edivan e sua equipe, que fez um momento de cura e libertação.

Na época, foram formados os ministérios de pregação, cura e libertação, música, intercessão, jovem e acolhida.

Com o apoio da renovação carismática católica, responsável pelo setor na época, nos dias 17, 18, 24 e 25 de maio de 2014, foi realizado o primeiro Seminário de Vida no Espírito na Capela Mãe do Bom Pastor.

A coordenação do Grupo de Oração é trocada a cada 2 anos por meio de votação entre os servos do núcleo de serviço.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”COORDENADORA” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

(61) 99369-1448[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”SECRETÁRIA” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

(61) 98562-6454[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”VENHAM CONHECER O GRUPO DE ORAÇÃO SANTA BÁRBARA” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Nosso Grupo de Oração é um espaço caloroso de oração, por ser uma porta aberta, constantemente introduz novas pessoas à experiência regeneradora do Batismo no Espírito Santo que é um de seus objetivos principais: levar os que nele participam a abrirem-se a graça de Pentecostes, ou seja, ao contínuo e perene derramar do Espírito Santo.

Estar em um Grupo de Oração é desfrutar-se de um verdadeiro tesouro de Deus, onde redescobrimos nossa dignidade de filhos, herdeiros em Jesus Cristo. É estar ainda em um celeiro de vocações como: matrimoniais, sacerdotais e religiosas. Lugar de florescimento de uma humanidade nova, a partir do encontro pessoal com o nosso Senhor Jesus.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”MISSAS CARISMÁTICAS” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]No momento não temos uma data fixa das missas carismáticas, são marcadas de acordo com os eventos da nossa Paróquia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Fale Conosco
Maria Auxiliadora - Arniqueira
Olá
Podemos ajudá-lo?