[vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”PASTORAL DA CRIANÇA” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Presente em todo o Brasil, criou uma metodologia própria e desenvolveu uma mística de fé e vida, tendo como centro a criança dentro do contexto familiar e comunitário.

Tem por objetivo resgatar a vida de crianças e gestantes e fortalecer os vínculos afetivos das famílias, orientando-as no desenvolvimento de ações básicas de saúde, nutrição, educação, catequese e cidadania, buscando a melhoria da qualidade de vida e organizando-as para a solidariedade comunitária. A comunidade e a família são a base de todo o trabalho. A dinâmica consiste em capacitar líderes que moram na própria comunidade para acompanhar gestantes e crianças de 0 a 6 anos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”MISSÃO” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”HISTÓRIA E FUNDAÇÃO” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]A história da Pastoral da Criança começou em 1982, numa reunião da ONU, em Genebra, quando se debatiam os problemas da pobreza e da paz no mundo. Na oportunidade, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de São Paulo, encontrou-se com Mr. James Grant, diretor executivo da UNICEF na época. Discutiram uma ideia de como a Igreja poderia ajudar no combate à mortalidade infantil. Voltando ao Brasil, Dom Paulo conversou com sua irmã, a médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann, pedindo-lhe que pensasse qual maneira poderia se concretizar a ideia;

A médica aceitou o desafio de montar um projeto-piloto na área de saúde. No ano seguinte, a CNBB confiava a tarefa de criação e desenvolvimento da Pastoral da Criança a Dra. Zilda e a Dom Geraldo Majella Agnelo, então arcebispo de Londrina (PR).

Em setembro de 1983, depois de alguns estudos, foi escolhida a cidade paranaense de Florestópolis para sediar esse projeto.

Nascia a Pastoral da Criança. Hoje, o que era um pequeno projeto de combate à mortalidade infantil, traduz-se numa verdadeira rede de solidariedade espalhada por todo o país.

O trabalho da Pastoral da Criança tem merecido muitos elogios tanto no Brasil como no exterior. Já recebeu muitos prêmios nacionais e internacionais e por três vezes foi indicada para receber o Prêmio Nobel da Paz.

Em todos os países, a capacitação dos voluntários segue a mesma metodologia brasileira, baseada na multiplicação do conhecimento e da solidariedade, somadas às necessidades locais.

A fundadora Dra. Zilda Arns Neumann faleceu no terremoto no Haiti em missão.

A Pastoral da Criança foi Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. Essa bem-sucedida experiência em favor da vida chamou atenção da Igreja em outros países, que também passaram a contar com o trabalho da Pastoral da Criança. Está presente em 17 países da América Latina e Caribe, África e Ásia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”COMO TRABALHA A PASTORAL NA NOSSA COMUNIDADE:” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]O trabalho da Pastoral da Criança em nossa comunidade, acontece da Capela Nossa Senhora das Graças desde o dia 12/11/2015, na atualidade são atendidas aproximadamente 29 famílias e consiste em acompanhar crianças de 0 a 6 anos e gestantes, na promoção da saúde o do seu desenvolvimento integral, por pessoas chamados de líderes, que se comprometem a assumir como voluntário a missão da Pastoral de Criança. Eles podem sentir a alegria de servir, de saber escutar de apoiar as pessoas em suas necessidades e de praticar a humildade e o respeito ao outro.

Os líderes fazem “visitas domiciliares”, e na oportunidade eles conversarão com os pais e com as gestantes com isso eles podem conhecer a situação de vida e as necessidades das família, para poder ajudá-las.

Mensalmente, os líderes realizam o dia da “Celebração da Vida”, todo quarto sábado do mês, na oportunidade as gestante e crianças e suas famílias se reúnem para conversar, celebrar e reforçar os laços de fraternidade entre todos.

Uma outra atividade importante é o dia da “Reunião para reflexão e avaliação” neste encontro mensal os líderes avaliam o trabalho realizado e também conversam, aprendem mais e celebram.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”COORDENADORES” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Maria de Fátima Araújo Simões – Contato: 98401-3844

Vânia Leite – Contato: 995546945[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”LÍDERES” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_separator title=”APOIO” title_align=”separator_align_left” align=”align_left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Para conhecer mais sobre a Pastoral da Criança, acessem o site nacional da Pastoral da Criança através do link abaixo:

Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo e fazer as capacitações que estão disponíveis.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][photoblocks id=25][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Fale Conosco
Maria Auxiliadora - Arniqueira
Olá
Podemos ajudá-lo?